segunda-feira, 5 de maio de 2008

O que é AVA?

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são tecnologias digitais, onde são disponibilizadas ferramentas, que variam de acordo com cada ambiente, para mediação e gerenciamento da EAD.
Para Silva (2003, p.62), o AVA é a sala de aula no ciberespaço:

"O ambiente virtual de aprendizagem é a sala de aula online. É composto de interfaces ou ferramentas decisivas para a construção da interatividade e da aprendizagem. Ele acomoda o web-roteiro com sua trama de conteúdos e atividades propostos pelo professor, bem como acolhe a atuação dos alunos e do professor, seja individualmente, seja colaborativamente".


Ou seja, estes sistemas são mais um desmembramento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tendo em vista que a comunicação em rede está se tornando um meio rápido para que ocorra a troca de informações.
Para Cunha Filho, Neves e Pinto (2000, p.57), um ambiente virtual “não é apenas um meio de difusão, mas uma plataforma de comunicação na qual projetamos intervenções através de representantes cibernéticos (...)”.
Os Ambientes Virtuais são disponibilizados por meio do acesso à Internet e em sua interface gráfica, são oferecidas ferramentas síncronas e assíncronas, ou seja, ferramentas de comunicações simultâneas e não-simultâneas.

REFERÊNCIAS:
CUNHA FILHO, P. C., NEVES, A. M. e PINTO, R. C. O Projeto Virtus e a Construção de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativo. In: MAIA, C. (org.). Ead.br: educação a distância no Brasil na era da Internet. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000.
SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

2 comentários:

Rayssa Maria disse...

Estou realizando uma pesquisa, para a disciplina de Educação e Tecnologia do curso de Pedagogia da UFPB, escolhi este tema por ser pouco conhecido para mim e para a minha turma, considero como uma boa oportunidade de ampliar meus conhecimentos, se possível gostaria de receber por email, algum recurso que possa me auxiliar nesta pesquisa.
Desde já agradeço...

Débora Wachholz disse...

Rayssa,
Tenho algumas indicações que auxiliarão na sua pesquisa.
O meu e-mail é: debora.wachholz@gmail.com

Abraços,
Profa.Débora